No mês de março a Igreja celebra o mês de São José, por isso trouxemos  hoje 5 curiosidades sobre esse santo que talvez você não conheça.

 

1- Na Sagrada Escritura, São José não tem nenhuma fala:

Em todos os Evangelhos, São José não possui nenhuma fala. Nem mesmo no Evangelho de São Matheus, que é o que mais apresenta a figura desse santo patriarca.

Com isso, São José nos dá o exemplo de recolhimento, de escuta de Deus e, principalmente, de uma pessoa que faz o que Deus quer sem nenhuma pergunta ou objeção.

 

2- Jesus herdou de José a descendência de Davi:

Ao contrário do que alguns podem pensar, Maria não era descendente de Davi. Ela, assim como Jesus, herdou essa descendência real de São José. Mesmo sendo apenas um carpinteiro, José possuía em sua linhagem a descendência do maior rei de Israel.

 

3- São José; padroeiro da boa morte

Mas, porque São José tem esse título?

José foi enriquecido com esse título por ter morrido sobre o olhar misericordioso de Jesus e nos braços de sua amada Esposa, a Santíssima Virgem Maria.

Quem de nós não quer morrer no colo de Nossa Senhora e assistido por Nosso Senhor? Por isso, que possamos pedir a São José a graça de morrer na amizade com o Céu.

 

4- São José, patrono da Igreja Católica

São José, o terror dos demônio, foi aclamado pelo Papa Pio IX como padroeiro da Igreja Universal. Por isso, em tempo de crise na Igreja, é importante clamarmos a São José para que ajude a Igreja nas tempestades e tormentas.

 

5 – São José tem um estudo próprio

Assim como a devoção a Maria tem a Mariologia, a devoção a São José tem a Josefologia. Esta reúne informações da Sagrada Escritura, da Tradição e do Magistério e faz uma analise com esses conteúdos, para que São José seja mais conhecido e amado.

Esse estudo foi iniciado pela Congregação dos Oblatos de São José.

 

Espero que essas curiosidades te ajude hoje a se aproximar ainda mais de São José, nosso Pai na fé !

São José, Esposo de Maria, rogai por nós!

 

Fonte: Comunidade Geração de Maria